Kite Surf

Temporada Julho a Dezembro

Bons ventos no encontro com o mar

As praias da região de Tibau do Sul, Pipa e Barra do Cunhaú, foram invadidas recentemente por enormes pipas coloridas que deram um charme especial às praias. Essas pipas são mais um esporte que encontrou no local condições perfeitas para a prática: o kitesurf.


A região de Pipa atraiu os praticantes desse esporte por causa da combinação de ventos constantes em boa parte do ano, diferentes terrenos para a prática do esporte, boa rede de hospedagem, e variedade de serviços oferecidos.


A região apresenta condições para iniciantes em praias desertas e sem obstáculos, lagoas e rios para velejo totalmente no liso, e até praias com ondas para os praticantes mais experientes.


A Praia de Malembá, por exemplo, na região de Tibau do Sul é uma das preferida para quem quer se iniciar no esporte, por ser uma enorme praia com recifes de areia que formam uma piscina natural.


Além de velejar no mar aberto, do lado de fora do recife, o praticante conta com a área da piscina e com a extensa faixa de areia para aprender.


A área da piscina é especialmente importante para o “body-drag” que é o processo em que os alunos passam sendo arrastados na água, para “sentir” e entender o vento e a sensibilidade da asa.


Para os que querem se iniciar no esporte, Pipa já conta com algumas escolas (recomendamos a kitemaster ou Pedro Dr.kite ) que preparam os alunos em até sete horas de aula para ficar de pé na prancha. Claro que isso dependerá do preparo físico de cada um.


Alguns ficam em pé em apenas uma semana, mas para garantir que o aluno entenda bem o funcionamento da pipa, duas semanas seria o ideal, com duas horas de aula por dia. As aulas geralmente compreendem lições sobre o material, segurança, teoria e prática, além do translado até a praia da aula.



Lugares para praticar Kitesurf em Pipa & Região:


– Tibau do Sul – Malembá: lagoa ideal para iniciantes e intermediários. Na saída da lagoa para o mar, surf nas ondas que quebram sobre os bancos de areia. Á esquerda da embocadura, 10 Km de beach break ideais para iniciantes e intermediários conhecerem o kitesurf sobre ondas, também excelente para o down wind..


– Praia das Cacimbinhas: lagoa ideal para iniciantes e intermediários. Na saída da lagoa para o mar, surf nas ondas que quebram sobre os bancos de areia. Á esquerda da embocadura, 10 Km de beach break ideais para iniciantes e intermediários conhecerem o kitesurf sobre ondas, também excelente para o down wind..


– Praia do Amor – Lajinha: lagoa ideal para iniciantes e intermediários. Na saída da lagoa para o mar, surf nas ondas que quebram sobre os bancos de areia. Á esquerda da embocadura, 10 Km de beach break ideais para iniciantes e intermediários conhecerem o kitesurf sobre ondas, também excelente para o down wind..


– Praia das Minas: lagoa ideal para iniciantes e intermediários. Na saída da lagoa para o mar, surf nas ondas que quebram sobre os bancos de areia. Á esquerda da embocadura, 10 Km de beach break ideais para iniciantes e intermediários conhecerem o kitesurf sobre ondas, também excelente para o down wind..


Barra de Cunhau: rio que deságua no mar e que forma um banco de areia. Permite kitesurf no rio, ideal para iniciantes, intermediários e para os que gostam de velejar no liso. Na saída do rio há algumas ondas.

GOSTOU? ENVIE PARA ALGUÉM!

Veja Também!

KiteMaster

Nossos instrutores IKO aceleram seu aprendizado.

Chez Marilia

Chez Marilia, nossa arte é realizar desejos!

Dr.Kite School

Curso rápido para iniciantes, com duração de 10 horas, aulas de 2 a 3 horas diárias

Sandboard

Velocidade e emoção nas dunas de Pipa