Good to know

Algumas dicas úteis para quem vem passear na Pipa

Veja a seguir perguntas e respostas com informações importantes, detalhes que você deve conhecer antes de viajar para a Pipa. Elas vão te ajudar a aproveitar ainda melhor seus dias por aqui.

A voltagem na Pipa, assim como na maior parte do Nordeste, é 220v. Portanto cuidado com os aparelhos elétricos que trouxer na bagagem!

Pipa possui três casas de câmbio, que funcionam também aos finais de semana.

Pipa vive muito em função do turismo. Por essa razão, a maior parte do comércio funciona também aos domingos e feriados. Além disso, muitas lojas só abrem depois do almoço, uma vez que os turistas geralmente reservam a parte da manhã para descansar ou ir à praia. Por esse motivo, quase todas funcionam até mais tarde, até as 22h ou mais.

Pipa não possui agências bancárias, apenas caixas eletrônicos da rede Banco 24 Horas, e os saques só podem ser feitos até as 22h. Na agência dos Correios da Pipa é possível realizar algumas operações do Banco do Brasil, como depósitos e pagamento de contas. A agência funciona de segunda a sexta e fica perto do Centro. Mais informações sobre horário e serviços pelo telefone 84 3246-2250. No centro de Tibau do Sul, que fica a 10 km da Pipa, há uma casa lotérica onde é possível realizar alguns serviços da Caixa Econômica Federal.

Pipa possui um posto de saúde na Av Baía dos Golfinhos que funciona de segunda a sexta- feira. Para atendimento de emergência a Unidade de Saúde de Tibau do Sul, que fica a 10 km de Pipa, opera 24 horas por dia. 

Se você estiver hospedado perto do Centro, a maior parte das coisas podem ser feitas a pé. Se você não estiver motorizado e quiser conhecer locais mais afastados, você pode pegar um táxi ou as vans, uma opção mais barata, que passam por diversos pontos da vila e ligam Pipa a Tibau (saem a cada 15 minutos), Goianhinha (saem a cada 15 minutos) e Sibaúma (saem em horários específicos entre 6 e 19h )

Quem não está acostumado à grande variação da maré nas praias do Nordeste e do Norte do Brasil ficará impressionado com a diferença entre a maré cheia e a maré seca na Pipa, especialmente durante os períodos de lua nova ou de lua cheia. Lembre-se de observar os horários e níveis da tábua de marés para aproveitar melhor seu passeio, uma vez que o acesso a algumas praias só pode ser feito na maré baixa. Clique aqui para saber todos os detalhes da maré hoje e nos próximos dias.

Via de regra, não é preciso trazer roupas de frio para Pipa. Se você for muito friorento pode sentir vontade de usar um moleton, meias ou uma calça leve em algumas noites ou bem cedinho nos meses de junho, julho e agosto. Mas o padrão aqui é o calor e o uso de roupas de verão leves. Evite trazer calçados com salto que dificultem caminhar em superfícies irregulares. A maior parte das ruas da Pipa é de paralelepípedo ou de terra.

A rua principal da Pipa, a Avenida Baia dos Golfinhos, se transforma num boulevard para os turistas após as 18h e fica fechada para o trafego de veículos. A melhor pedida é caminhar a pé pela Pipa e deixar para  usar o carro para passeios para lugares mais distantes, como Barra  do Cunhaú ou Sibaúma, entre outras praias da região . Se você estiver hospedado num lugar mais afastado e quiser vir passear no Centro à noite, a melhor ideia é vir de taxi. Caso decida vir de carro ou moto, é preciso deixá-lo no estacionamento que fica na entrada da cidade e fazer o caminho de cerca de 500 metros até o centro a pé.

Os golfinhos e as tartarugas estão sempre por aqui e podem ser vistos em todas as praias da região durante todo ano. Os golfinhos são fáceis de ver até mesmo da areia, sem precisar entrar no mar. As tartarugas só aparecem na maré cheia. Mas é mais comum que ambos deem o ar da sua graça na Baía dos Golfinhos, uma praia que só pode ser acessada a pé a partir da Praia do Centro. É uma caminhada curta, de cerca de 15 minutos num passo tranquilo, mas que só pode ser feita durante a maré baixa (atenção à tábua de marés!). A Praia do Madeiro é também outro lugar privilegiado para observar de perto os cativantes cetáceos e as tartarugas.
Por causa das falésias, a região da Pipa conta com vários mirantes onde a observação pode ser feita do alto, como na Praia das Cacimbinhas e do Madeiro, mas os mais famosos ficam dentro do Santuário Ecológico: o Mirante  dos Golfinhos e o Mirante das Tartarugas.

Não faltam opções para atividades durante o dia na Pipa. Desde programas bem tranquilos como  ficar curtindo a beleza e tranquilidade da Praia do Centro ou na Baía dos Golfinhos até encarar aventuras em quadriciclos, jipes e bicicletas, a Pipa tem diversão para todos os gostos, bolsos e idades. Confira tudo em detalhes e reserve sua vaga na nossa página Passeios.

A Pipa é conhecida por sua beleza e por suas opções de atividades durante o dia, mas também é famosa pela agito que toma conta da cidade depois que o sol se põe, com bares e boates cheios de gente bonita e divertida. Confira as melhores opções de balada na Pipa na nossa página Noite.

A Pipa já há muitos anos consolidou sua fama como um dos principais centros gastronômicos do Nordeste, e desde o início dos anos 2000 o balneário é palco de um concorrido Festival Gastronômico que durante o mês de outubro movimenta restaurantes e pousadas da Pipa. Confira na nossa página especial sobre o tema detalhes da incrível variedade de sabores e experiências gastronômicas da Pipa.

Pipa tem uma disposição geográfica privilegiada. Um recorte do litoral faz com que algumas praias, como a Praia do Centro e a Baía dos Golfinhos sejam voltadas para o norte, e não para o leste, o que faz com que o sol se ponha numa posição especial, para deleite dos turistas. Na Praia do Centro, um lugar especialmente belo para se apreciar o pôr do sol é o Mirante Sunset Bar, estrategicamente localizado no alto no monte que fica em frente à Praia do Centro. Outro lugar imperdível para ver o sol se pôr é no encontro da Lagoa Guaraíras com o mar, em Tibau do Sul.