Urubu

Importante para o equilíbrio ecológico

Urubu, além de exímio planador e responsável pela limpeza de detritos animais expostos, é conhecido como um ótimo caçador aéreo.
Tem envergadura de 1,3 metros e vive entre 8 e 12 anos.O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) pertence ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Conhecido também como urubu-comum, corvo, urubu-preto e apitã são pouco apreciado pela grande maioria.

Assíduos frequentadores nas praias da Pipa, eles sobrevoam em busca de carcaças ou presas fáceis como filhotes de tartarugas ou roedores, sapos, largatos e outras aves. No alto, o ar rarefeito auxilia na digestão, por isso tão fácil avistá-lo planando e somente após esta purificação, ele volta para o solo.

Importantes para o equilíbrio ecológico evitando disseminação de doenças consumindo carne putreficadas.

Seus ninhos, feitos em ocos de árvores, entre pedras ou outros locais preferivelmente altos servem para o período de encubação, em média um mês as fêmeas guardam seus 2 ovos de cor branca azulada com pontos marrons. Também costumam circular entre outras aves ou pessoas buscando restos de comida ou partes de animais domésticos abatidos.

A formação de bandos mistos não é difícil de se observar na natureza, uma vez que dessa fusão os participantes é que são beneficiados de alguma forma. No caso dos urubus de cabeça preta e caracarás, os urubus permitem a interação na hora de dividir a carcaça, pois como não tem uma órgão vocal como os caracarás, acabam se beneficiando destes para se resguardarem no caso de perigo, pois os caracarás sim possuem esse sistema de auto defesa em grupo (gritos de alerta).

É uma das aves mais comuns em qualquer região do Brasil, principalmente onde há forte presença humana, encontrado também desde a região central dos Estados Unidos à praticamente toda a América do Sul onde haja cidades, fazendas e áreas abertas.

ITENS RECOMENDADOS