São João

Festa de São João no Nordeste é só alegria!

Ninguém tem certeza se a maior festa popular brasileira é o São João ou o Carnaval. Mas o que todo mundo concorda é que as Festas Juninas movimentam o Brasil inteiro nessa época do ano com quadrilhas, fogueiras, comidas típicas e muita alegria. Os festejos começam com a celebração a Santo Antônio (13 de junho) e terminam no dia de São Pedro (29 de junho), mas o ponto alto da festa é a véspera do dia 24 de junho, dia de São João (24 de junho). E é pelo nome de “São João” que a festa é mais conhecida aqui no Nordeste, região onde estão concentrados os maiores e mais famosos festejos do país.

E na Pipa não é diferente. A vila fica em festa nesses dias, com muitos eventos especiais para celebrar a data e festas com muita música e comidas típicas. Para saber o que de melhor acontece por aqui nessa época, consulte nossa Agenda.

Vale a pena pensar também com antecedência na sua Hospedagem  nessa época consultando as opções do nosso site.

Origem da festa – Uma das marcas registradas do São João são as delícias feitas com alimentos típicos colhidos nessa época. Apesar de ser conhecida hoje como uma festa ligada às tradições cristãs, a origem da comemoração remonta às celebrações pagãs anteriores a Cristo, pois a data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte e com o solstício de inverno no hemisfério sul. A Igreja Católica aproveitou a data já festiva para instituir a comemoração pelo nascimento de São João Batista e os portugueses trouxeram a tradição para o Brasil quando invadiram a região. Interessante observar que os índios brasileiros já realizavam festas nessa época do ano antes do contato com os europeus.

Delícias da mesa – A festa tem ligação ancestral com as colheitas, era uma forma de agradecimento pela fartura e pedido às divindades para boas colheitas no futuro. Por isso o sucesso das delícias feitas com vegetais colhidos nessa época, como o milho da pamonha, curau, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho. A tradição indígena somou a esse cardápio grãos e raízes como amendoim, batata-doce e mandioca.

Quadrilhas – Uma das mais interessantes tradições do São João são as quadrilhas. Na Pipa há uma competição entre as escolas para escolher a melhor quadrilha que vale a pena ser assistida. Mas nem todos sabem sobre a história das quadrilhas. A sua origem vem de uma tradição francesa do século XVII, a “quadrille”, danças coletivas formadas geralmente por quatro casais, que eram executadas apenas por membros da aristocracia francesa. Ela chegou no Brasil na primeira metade do século XIX, trazida pela corte portuguesa e somente no final daquele século XIX se popularizou. Com isso, agregou diversos elementos culturais populares, principalmente os relacionados às tradições e modo de vida no campo.

Junho é mês de festa na Pipa! Vem curtir com a gente essa alegria!

GOSTOU? ENVIE PARA ALGUÉM!

Veja Também!

Ponta do Pirambu Day Use

O espaço ideal para o seu evento ser inesquecível.

Acesso CadeirantesAceita Hiper CardAceita MastercardAceita VisaBarEstacionamentoInternetJacuziPiscinaRestauranteVista Mar

Urubu

Importante para o equilíbrio ecológico

Capoeira Regional

Capoeira é instrumento de libertação