Nacimiento de tortugas marinas

¡A las tortugas marinas también les gusta venir a Pipa!

Além dos famosos golfinhos, que nadam bem ao lado dos banhistas e encantam quem visita a Pipa, o balneário também é conhecido por ser um dos locais preferidos pelas tartarugas marinhas para suas desovas.

Foi por esse motivo que o Projeto Tamar começou sua atuação no Rio Grande do Norte exatamente aqui na nossa vila, no ano 2000. De lá para cá as ações cresceram e se espalharam por 42 km de praias monitoradas. A Pipa concentra a maior parte dos ninhos localizados, mas a área total hoje abrange desde a Barreira do Inferno, em Natal, até o município de Baía Formosa, na fronteira com a Paraíba. Os profissionais do Tamar monitoram a desova das tartarugas e trabalham para proteger os ninhos para aumentar as chances de que os filhotes possam chegar ao mar quando os ovos – que ficam enterrados na areia – eclodem.

Um lindo espetáculo – Trata-se de um espetáculo belíssimo que pode ser observado pelos turistas que visitam a Pipa durante a temporada reprodutiva. Cada desova gera cerca de 120 tartaruguinhas que quando saem dos ovos caminham desajeitadas e apressadas até o mar, para encanto de quem tem a sorte de estar presente e ver esta cena única.

Durante a temporada, o Tamar registra nessa região cerca de 550 ninhos, que geram dezenas de milhares de filhotes. Embora quase todos os ninhos sejam da tartaruga-de-pente (espécie que tem em média 1 metro de comprimento e 80 kg), há também a ocorrência de desovas das outras espécies, como a oliva, a cabeçuda, a verde e a de couro (a maior tartaruga do mundo, em média com 2 metros e peso de mais de 300 kg).

Fique ligado – O Tamar costuma avisar com antecedência sobre a data e horário exatos das eclosões dos ovos mais próximas à Pipa. Fique ligado na nossa página de Notícias para saber quando será a próxima. E confira mais informações sobre as tartarugas clicando aqui.

História – O Projeto Tamar surgiu em 1980 e revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. A ideia surgiu nos anos 70, através de um grupo de estudantes de oceanografia que presenciaram a caça indiscriminada às tartarugas-marinhas e iniciaram um movimento que levou à criação do projeto. O Tamar conta com recursos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), ligado ao governo federal, da Petrobras e com o dinheiro arrecadado com ingressos e utensílios com a marca do projeto vendidos nas suas unidades.

GUSTADO? ¡ENVIE PARA ALGUIEN!.

Vea También!

4:20 Beach Bar

Playa, gente bonita y ambiente cómodo

Mastercard aceptadoVisa aceptadaRestaurante

Laguna de Guarairas

Puesta del sol en el encuentro con el mar

Garça

Elegância no caminhar

Pipa Parapente

Ven y siente la sensación de volar como un pájaro en el paraíso