Canoa Havaiana

Vaa Pipa. Contemplação, conexão, aventura e adrenalina

Contemplação, conexão, aventura e adrenalina

Esta atividade consiste em honrar um significado cultural e espiritual profundo, por ser originária de um conjunto de ilhas do Pacífico na Polinésia, como Havaí e Taiti. Por muitos séculos foi utilizada como meio de transporte e era construída com um tronco de árvore oca, garantindo acesso a alimentos e notícias de terras distantes.

Conhecida também por Va’a, Canoa Polinésia ou Outrigger, ganhou muitos adeptos pelo mundo afora, chegando ao Brasil em 2000, em Santos, São Paulo.

Pode ser recreativa ou profissional e qualquer um pode começar, por não exigir prática ou boa forma física. É um esporte em equipe, por isso existem vários tipos de canoa havaiana e todas possuem hullo (casco), o ama (flutuador lateral) e os yakos (braços que ligam um ao outro).

Portanto algumas categorias foram criadas:
– OC1 (canoa individual com cerca de 7 metros de comprimento)
– OC2 (canoa dupla)
– OC3 (3 remadores com 11 metros)
– OC4 (4 remadores com a possibilidade de surfar)
– OC6 OU V6 (para 6 remadores com 13 metros)
– V12 (São duas canoas V6 unidas)

O termo havaiano “OC” significa Outrigger Canoe, e o “V” é o idioma polinésio que se refere à Va’a.

Nas competições, as mais usadas são OC6, tendo numeradas as posições dos bancos começando pela frente.

 


Cada remador tem uma função, o Voga é o primeiro da frente e tem a responsabilidade de dar o ritmo das remadas.

O remador dois, com remo do lado contrário, estabelece o ritmo para os remadores 4 e 6.

O remador 3 faz a contagem das remadas para que haja sincronia. O 4 fica atento às oscilações do yako traseiro da canoa para não virar.

O remador 5 retira a água acumulada e por fim o 6, que está no último banco, oferece a importante função de dar a direção, além de estimular os demais remadores durante o percurso.

Essa nova modalidade foi trazida à Praia da Pipa em dezembro de 2020 por Bruno, recém chegado da Polinésia, e no ano seguinte outras canoas foram trazidas (OC6, OC4 e OC1), desde então virou febre na Pipa.

A primeira expedição, em janeiro de 2021, contou com 20 remadores de todo o Brasil. Os atrativos da região são bem explorados com lindos passeios na Lagoa de Guaraíras, travessias vindo de Baía Formosa, e o surf no Madeiro, Cacimbinhas, Abacate ou Sororoca, os quais têm sido os principais picos.

Ao longo destes anos, houveram inúmeras expedições no Brasil organizadas pela Escola Va’a Pipa, bem como competições de surf, sprint e travessia com direito a títulos.

Favorecidos pela geografia, atualmente a escola desenvolve as modalidades de remadas, surf e velejo de canoa. O visual incrível atrai mais e mais atletas, sempre prezando pela segurança dos remadores e banhistas para isentar o risco de acidentes.

A Lagoa de Guaraíras têm sido a queridinha do grupo por oferecer diversas atrações, dependendo da maré, como a Ilha do Flamengo (com vestígios da presença holandesa na região), O Berçário das Garças (revoada no final da tarde) e as Dunas de Malembá. O Sol é sempre celebrado, seja ao nascer ou se pôr, inesquecível na Lua Cheia também são feitos sarau.

confira o mapa:

Entre em contato

Gostou? Compartilhe!

Formulário de Contato:

ITENS RECOMENDADOS

Remar com golfinhos e contemplar o por do sol