Fest bossa jazz 2024 celebra 15 anos

Fest Bossa & Jazz completa 15 anos e acontece de 15 a 18 de agosto na Praia da Pipa – 36 shows gratuitos

 

A semana já começa com novidades do Fest Bossa & Jazz 2024 – 15 anos. Mais oito nomes são divulgados e entram para o time de cantores e músicos confirmados para a 30ª edição deste grande Festival marcado de 15 a 18 de agosto, na Praia de Pipa, em Tibau do Sul-RN. A outra novidade é que haverá Festa de Lançamento Oficial do Fest no próximo sábado (27), no Abacate – Casa do Mar, também em Pipa.

A nova lista de atrações para compor a line-up do Fest Bossa & Jazz traz nomes regionais, nacionais e internacionais. Diretamente dos Estados Unidos (EUA), Candice Ivory & The Simi Brothers. Candice nasceu nos arredores de Memphis em uma família enraizada nas tradições musicais do Delta do Mississippi. Com três discos autorais lançados, ela agora promove seu mais novo lançamento. Um álbum que celebra a música da precursora Blues Woman, Memphis Minnie; “When The Levee Breaks: The Music of Memphis Minnie” tem produção do renomado guitarrista Charlie Hunter, e traz uma grande riqueza rítmica, criando a atmosfera perfeita para Ivory evocar toda sua ancestralidade.

Candice Ivory (photo by Kim Bledsoe Lloyd, assisted by Bella Golightly)
Candice Ivory (photo by Kim Bledsoe Lloyd, assisted by Bella Golightly)

Quem também chega para o Festival, é o trombonista, compositor e produtor musical, considerado um dos mais importantes nomes da atual cena do jazz brasileira, Joabe Reis (Espírito Santo). Ele vem se apresentando em alguns dos mais importantes festivais e casas de jazz do país como Festival de Rio das Ostras, Blue Note RJ e SP, Festival de Jazz – Guaramiranga, Bourbon Jazz Festival Paraty, entre outros. Acabando de chegar de sua primeira turnê na Europa, Joabe foi convidado para se apresentar no Rock in Rio, sendo o primeiro trombonista brasileiro a levar seu show autoral para o festival. E essa grande potência estará no Fest Bossa & Jazz.

Da região Nordeste, grandes nomes como: Shirley Cordeiro (Ceará). Aclamada e reconhecida por sua voz potente e presença de palco carismática, prepara-se para encantar o público do Fest Bossa & Jazz com um show tributo inesquecível à lendária Janis Joplin. Acompanhada por uma banda talentosa e de renome, trará arranjos fiéis às versões originais, mas com um toque pessoal que destaca sua identidade artística. Fazendo dois shows no Festival, a artista também fará uma homenagem às grandes vozes femininas do Blues, Rock e Soul com interpretações de grandes sucessos de Tina Turner, Amy Winehouse e outras vozes inesquecíveis.

Grupo Saracotia convida Isadora Melo (Pernambuco), formado pelos músicos Rafael Marques (bandolim de 10 cordas), Rodrigo Samico (violão de 7 cordas), e Marcio Silva (bateria). O trio instrumental toca música livre de formas e com sotaque genuinamente brasileiro. O grupo retorna ao Fest após 11 anos trazendo como convidada a cantora, compositora e atriz pernambucana Isadora Melo que começou seu caminho profissional no espetáculo Baile do Menino Deus em 2008 e passou por palcos das principais capitais do país, Argentina, Portugal e França.

Do cenário musical potiguar, o Festival traz Bruna Hetzel (Rio Grande do Norte). De passagem por sua terra natal, Bruna fez de Paris seu endereço. Em “Les Airs de Paris”, a cantora embala a plateia pelos ares e canções que eternizaram a cultura francesa. Reinterpretados, temas clássicos de Aznavour, Piaf e Trenet nos transportam a uma Paris mítica, o espírito de um tempo pleno de romantismo que ainda habita as ruas de Montmartre, Pigalle e outros cenários da cidade. Hetzel estará acompanhada por Jow Ferreira (Guitarra), Jr. Primata (Contrabaixo), Bruno Lucas (Bateria) e Bruno Cirino (Acordeon).

Confirmada também a Mestizo Banda (Rio Grande do Norte).  Nascida em Pipa, RN, com integrantes de diferentes lugares do mundo, Brasil, Chile e Argentina, fazem uma mistura musical baseada na improvisação. Suas influências são ritmos dançantes que se fundem com o jazz, música latino-americana, Afrobeat, Funky, hip-hop e samba. A banda é formada por Alvaro Quintas (contrabaixo), Mauricio Tavella (guitarra), Jhony Casanova (teclados) e Daniel Grossmann (bateria).

Mais um nome confirmado é Iury Matias (Rio Grande do Norte) que convida Laura Rui (Portugal). Iury é artista e produtor musical nascido em Natal, com mais de vinte anos de carreira nacional e internacional. Em comemoração aos 15 anos do Fest Bossa & Jazz, Iury Matias traz “Outros Encontros”, um show em trio, acompanhado por John Fidja Gomes (bateria) e Mario Cavalcanti “Primata” (contrabaixo). Este show contará com a participação especial da cantora portuguesa Laura Rui, que estará de passagem pelo Brasil durante sua turnê de circulação.

E, por fim, Boca Seca (Rio Grande do Norte). A banda apresenta com exclusividade no Fest Bossa & Jazz a “Tábua de Esmeraldas”, disco icônico do grande Jorge Ben Jor que está completando 50 anos agora em 2024. Boca Seca, com duas décadas de história, faz uma alquimia de soul, samba-rock, reggae music e brasilidades e é formada por Zé Caxangá (guitarra e voz), Jordan Santiago (baixo), Adriano Azambuja (guitarra) e Bruno Pernambucano (bateria e backing vocal).

Boca Seca Divulgação

Boca Seca foto Divulgação

 

Estes nomesse juntam aos já confirmados como Paula Lima, Regina Casaforte & Mazinho Viana, Bando de Sax, Os Eloquentes convidam Seu Pereira, Rayane Fortes, Caike Falcão e Ana Gal & Clube do Jazz Maceió.

O Fest Bossa & Jazz Pipa 2024 é realizado pela Juçara Figueiredo Produções com patrocínio da Ster Bom, por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Norte, tem a Azul Viagens como companhia aérea oficial e apoio da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour e InterTV.

ITENS RECOMENDADOS

Churrasco original argentino
Dinossauros da Pipa